ABERTURA OFICIAL DA SAFRA DA MAÇÃ ACONTECE NO DIA 30 DE JANEIRO

Produtores e pesquisadores esperam a presença do Governador Sartori.

DSC_1439 DSC_1460 DSC_1467 DSC_1509 DSC_1513

A Abertura Oficial da Safra da Maçã em 2016 deverá acontecer no dia 30 de janeiro, sábado, as 10h30min no pomar da Rasip Alimentos – Fazenda Guabiju, localizada na BR 116, Km 28 em Vacaria.

O evento é importante pois reúne produtores, pesquisadores, autoridades administrativas e políticas.

Fabiano Mussatto, vice-presidente da Agapomi explica que a ideia inicial era poder fazer a abertura no mesmo dia em que o rodeio de Vacaria realizaria a sua abertura oficial, para, justamente, aproveitar a vinda das autoridades, o que é muito importante para o setor. Mesmo não podendo realizar o evento na mesma data, a Abertura Oficial da Safra da Maçã espera contar com a presença do Governador do RS, José Ivo Sartori. “A ideia é somar esforços e buscar uma maior representatividade junto aos Administradores Públicos, políticos e entidades de classe buscando traze-los à Vacaria, para conhecer a realidade da nossa produção e lutar por melhorias significativas para que possamos nos manter produzindo” – ressalta Mussatto.

O início desta safra foi marcada pelo excesso de chuvas e fez com que ocorresse um acréscimo nos tratamentos feitos nos pomares.

A quebra na produção de maçã deverá ficar entre 15% e 20% , repetindo, portanto, a média percentual dos ciclos anteriores. As condições climáticas tem sido o principal fator para os recuos no volume colhido da fruta.

A estimativa é que a safra gire em torno de um milhão de toneladas. A colheita se intensificou  a partir da segunda quinzena de janeiro.