INCREMENTAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE COM FITORREGULADORES

 

Dr. Steve McArtney palestrou na tarde desta quinta-feira, 19 integrando a parte técnica do III Seminário Internacional de Fruticultura, que acontece até amanhã, dia 20.

Gerente de Produto e Desenvolvimento de Reguladores de Crescimento na empresa Valent BioSciences Corporation, Libertyville, EUA, desde 2014, Steve McArtney tem experiência em assuntos de pomologia, raleio químico, formação de gemas florais, alternância de produção, russeting e reguladores de crescimento de plantas.

Em sua exposição, McArtney falou do ácido abscísico (ABA) – um hormônio vegetal que tem como função a regulação de vários aspectos ligados à fisiologia das plantas, tais como respostas ao estresse hídrico, inibição da germinação de sementes e o desenvolvimento dos gomos. (Wikpedia). Ele diz que este ácido dispara um gene responsável e acelera a coloração da uva de mesa.

“O ABA no outono acelera a queda das folhas em maçã – as folhas caídas devolvem os nutrientes ao solo e consecutivamente às plantas” – observa McArtney, que complementa que o spray de limo de enxofre diminui o russeting.