JOSÉ ANTONIO YURI FALA DOS LIMITES AO CULTIVO DE MAÇÃ EM CONDIÇÕES DE ALTA TEMPERATURA

Professor da Universidade de Talca, no Chile aconselha o que deve ser feito para assegurar a safra diante de altas temperaturas no inverno.

Contestando os levantamentos apresentados pelos colegas palestrantes, Yuri pontua: “Eu critico a opção dos colegas de levar as ideias de países completamente diferentes em clima e altitude para seu país, sem a realização de testes. Devemos levar em consideração a relação folha/fruto”.

Yuri aconselha controlar o vigor das plantas utilizando porta-enxertos anões. Controle de irrigação e inibidores de crescimento podem ser alternativas para a redução do crescimento. Ele diz que controlar o volume da copa é importante pois plantas muito volumosas, vigorosas, tendem a ter um menor aproveitamento de produto, devido à arquitetura da planta.

“Quanto menor o número de frutos por cm², maior a coloração e tamanho. Deixar no máximo de 3cm a 3,5cm de folhas por fruto ajuda a melhorar o tamanho e também a coloração. Eu recomendo que haja de 1.500 a 2 mil plantas por hectare, além de malhas (telas) brancas para melhor difusão de luz”- acrescenta Yuri.

 

Agapomi nas Redes Sociais: