Presidente da Agapomi Reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal em SC

O evento terá a presença da Senadora Ana Amélia

Nessa sexta-feira, 09 o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Maçãs – Agapomi Eliseu Zardo Boeno estará representando a entidade em São Joaquim SC na  Reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

O Brasil possui 4.321 produtores de maçãs, os quais cultivam 36 mil hectares da fruta.

Produzimos cerca de 1,3 milhões de toneladas, o que nos coloca entre os 12 maiores produtores do mundo. A Cadeia Produtiva da Maçã proporciona anualmente ao País R$ 6 bilhões em riquezas. Ademais, são gerados 58.500 empregos diretos e outros 136.500 empregos indiretos. A produção brasileira de maçãs concentra-se especialmente nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Temas que serão abordados: Importância sócio-econômica da cadeia produtiva da maçã no Brasil e impactos, caso concedida permissão de importação de maçã da China. Dr. Luiz Gonzaga de Castro Jr. Professor e Doutor em Economia da UFLA – Universidade Federal de Lavras.

Ameaças fitossanitárias ao Brasil associadas à importação de maçã e de pêra da China. Dra. Regina Lúcia Sugayama. Doutora especialista em entomologia e genética. Diretora da Agropec – Pesquisa Extensão e Consultoria Ltda.

Cancro Europeu das Pomaceas: potencial de impactos ao Segmento da Maçã no Brasil, e ações necessárias ao seu controle e erradicação. Dr. Leonardo Araújo. Pesquisador da Epagri – Estação Experimental de São Joaquim.

Resíduos de pesticidas em frutas importadas. Sr. Moisés Lopes de Albuquerque. Diretor  Executivo da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã.

Risco Climático no Setor da Maçã: demandas por estímulo à cobertura de pomares e ao seguro agrícola. Sr. Luis Renato Schizzi. Secretário Executivo da AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina.

 

Ações do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento associadas ao controle e/ou erradicação do Cancro Europeu das Pomáceas, para evitar a introdução no Brasil de pragas exóticas a partir de uma eventual importação de pera chinesa, e também no que tange à presença de resíduos de pesticidas não permitidos para uso no Brasil e presentes em frutos importados. Dr. Luiz Rangel. Secretário de Defesa Agropecuária.

Políticas agrícolas desenvolvidas pelo MAPA e dedicadas à mitigação dos prejuízos relacionados ao risco climático no Segmento da Maçã. Dr. Neri Geller. Secretário de Política Agrícola do MAPA.

O evento será conduzido pela  Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, Senadora Ana Amélia Lemos.

Agapomi nas Redes Sociais: