Rádio Senado produz material especial sobre a maçã

Fruta conhecida por seus muitos significados, a maçã faz parte de uma cadeia produtiva que movimenta cerca de seis bilhões de reais por ano no país. O Brasil é o décimo segundo produtor mundial da fruta. Em consumo, ela só perde para a banana e a laranja. Os desafios da produção nacional e os muitos simbolismos da maçã serão contados na Reportagem especial da Rádio Senado “A maçã nossa de cada dia”, do jornalista Rodrigo Resende, que está disponível desde esta sexta-feira (21/10).

Um dos riscos atuais enfrentados no Brasil pelo setor de produção de maçãs é a concorrência com frutas importadas que, muitas vezes, entram no país sem a devida inspeção sanitária. O ministro da agricultura, Blairo Maggi, já disse aos produtores que não haverá importação de maçãs da China.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), durante audiência em São Joaquim, Santa Catarina, destacou que essa medida incentiva a produção nacional. A senadora alertou, no entanto, que é sempre necessário ter cuidado com a chamada triangulação: “Você pode proibir da China, mas a China pode mandar sua maçã para um outro país da Ásia e esse produto entrar aqui. Esse também é um outro risco”.

A Reportagem Especial conta com a participação de produtores, pesquisadores e pessoas envolvidas de alguma forma com o simbolismo que a fruta representa. Quem não se lembra da história da Branca de Neve, que adormeceu após comer uma maçã? E a história de Newton, que teria iniciado os estudos sobre gravidade após uma maçã cair sobre a sua cabeça? Além dessas e outras histórias, a nutricionista Adriana Nunes vai contar também os benefícios da maçã para a saúde.

Acesse o link: http://www12.senado.leg.br/radio/1/reportagem-especial/a-maca-nossa-de-cada-dia

????????????????????????????????????

Agapomi nas Redes Sociais: